Foi lançada na manhã desta quinta-feira (6) a construção de um mega
empreendimento comercial, hoteleiro, residencial e cultural na Zona Leste de Londrina.
As primeiras obras do Complexo Marco Zero terão início com a edificação de um shopping center que terá 80 mil metros quadrados.
O shopping center será construído pela Sonae Sierra, empresa especializada em shoppings e formada por dois grupos internacionais. O grupo Sonae Sierra tem 47 empreendimentos na Europa (Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Grécia e Romênia) e no Brasil e o grupo americano DDR, com 700 empreendimentos nos Estados Unidos, Porto Rico, Rússia e Brasil.
Segundo o diretor de operações da empresa Sonae Sierra, César Garbin, as obras do novo shopping devem começar até agosto de 2008, quando os projetos devem estar prontos e aprovados pelos órgãos competentes. A inauguração do novo shopping está prevista para março de 2010.
O shopping do Sonae em Londrina será o 11º empreendimento do grupo no Brasil. Hoje, eles possuem nove empreendimentos em funcionamento e um em fase de construção em Manaus (AM). O grupo possui shoppings em São Paulo (capital e interior), e em Brasília.
Henrique Falzoni, diretor-sócio da Sonae, destacou que as características mais marcantes do projeto arquitetônico privilegiam o uso de luz natural, grafismo e cores. O shopping terá dois pisos e duas mil vagas de estacionamento, sendo 95% cobertas. Contará com 4 lojas âncoras, 180 lojas satélites, 4 restaurantes, 18 fast food, 8 salas de projeção de cinema, uma área de lazer com 964 metros quadrados e um hipermercado com dez mil metros quadrados.
Segundo a Sonae Sierra Brasil, os investimentos estão estimados em R$ 135 milhões, prevendo-se a geração de 1,5 mil empregos diretos com o início de sua operação. De acordo com o diretor-sócio, o shopping tem caráter democrático mas mais focado para atender consumidores das classes A e B.
Marco Zero
O Complexo Marco Zero será construído na Avenida Theodoro Victorelli, na região próxima ao Terminal Rodoviário de Londrina numa área de 165 mil metros quadrados.
Ao todo, o Complexo terá investimentos na ordem de R$ 500 milhões. Além do shopping center, o Complexo abrigará um hotel, teatro, centro de convenções, edifícios residenciais e comerciais e, também um "shopping de carros". O teatro terá duas salas com capacidade para 1,2 mil pessoas e deve estar concluído em quatro anos.
Segundo o gestor do Complexo Marco Zero, Raul Fulgêncio, além do Grupo Sonae Sierra Brasil que irá construir o shopping center, o empreendimento também conta com outros empreendedores locais - que ainda não foram revelados.
O prefeito de Londrina, Nedson Micheleti, abriu o evento de lançamento. Para ele, o novo complexo vai mudar a cara da Zona Leste de Londrina e já está promovendo o crescimento daquela região da cidade. "Este será mais um marco de desenvolvimento de Londrina", afirmou o prefeito.