O movimento de passageiros no Aeroporto Governador José Richa, de Londrina, cresceu 12,41% este ano em relação ao ano passado, segundo a Superintendência da Infraero.
Entre 1º de janeiro e 27 de dezembro de 2008, embarcaram e desembarcaram em Londrina 503.415 passageiros; no mesmo período deste ano, o número saltou para 565.910. "É um número bastante expressivo, maior do que a população de Londrina", comemorou o superintendente da Infraero Marcus Vinícius Rezende Pio.
O que chama a atenção no crescimento do número de passageiros é o mês de dezembro: entre 1 e 27 de dezembro do ano passado, houve 39.041 embarques e desembarques; este ano, o número cresceu 29,11%, saltando para 50.409.
Especificamente na semana de Natal, entre 21 e 27 de dezembro deste ano, o número de passageiros foi 59,7% superior ao registrado no ano passado. "Em todo o mundo, a aviação se recuperou muito; os preços das passagens aéreas baratearam e, no caso do Brasil, o poder de consumo das pessoas aumentou", disse Pio, interpretando o crescimento.
Segundo ele, foi necessário ampliar em 20% o tamanho do saguão de embarque para atender a demanda. Outro fator que merece destaque é que o aeroporto de Londrina tem "perfil de negócios". Pesquisas não oficiais demonstram que 55% das pessoas que utilizam o terminal estão viajando a negócios; 20% para visitar familiares; 10% para eventos; 9% para turismo e lazer e 6% para estudo.
"Chama atenção o fato de que o movimento às vésperas de Natal cresceu, mesmo nosso perfil de passageiros sendo outro", avaliou Marcus Pio. "Tradicionalmente o número de passageiros é menor entre dezembro e fevereiro".