O programa do Governo Federal 'Minha Casa Minha Vida' não teve nenhum metro quadrado aprovado para construção durante este ano em Londrina. A informação é da pesquisa "Indicadores Econômicos da Construção Civil", que foi divulgado nesta quinta-feira (22) pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon).
De acordo com o levantamento, 104.448,78 metros quadrados foram aprovados para construção por meio do programa federal em 2010. A grande área foi utilizada para a edificação do Residencial Vista Bela, na zona norte de Londrina, considerado na época o maior canteiro de obras do 'Minha Casa Minha Vida' no Brasil.
No ano passado, a pesquisa já apontou uma queda drástica nos metros quadrados aprovados pela Prefeitura de Londrina para a construção das habitações de interesse social. O 'Minha Casa Minha Vida' teve 732,72 metros quadrados aprovados durante todo o ano de 2011. Neste ano, os projetos do programa federal estão parados na Secretaria de Obras e não devem sair do papel até o fim de 2012.
De acordo com o presidente do Sinduscon Norte/PR, Gérson Guariente Júnior, o principal motivo da paralisação é a falta do Plano Diretor, que seria importante para apontar as diretrizes para os investimentos no Município. "De 10 mil a 15 mil metros quadrados poderiam ter sido aprovados com o Plano Diretor. O 'Minha Casa Minha Vida' tem 2 milhões de unidades em todo o Brasil e Londrina precisa resolver o problema de 7 mil habitações, imediatamente, para famílias de baixa renda em risco social", avaliou.
O secretário de Obras, Ossamu Kaminagakura, justificou que os projetos do 'Minha Casa Minha Vida' são de interesse social e dependem de diretrizes para parcelamento do solo, dependendo da aprovação final do Plano Diretor.
Dois projetos complementares, Uso e Ocupação do Solo e Sistema Viário, seguem em tramitação na Câmara Municipal e a aprovação das matérias pode ser adiada para o próximo ano. O Legislativo alega que os projetos precisam ser discutidos em audiências públicas e o zoneamento da cidade ainda precisa ser detalhado em mapas.
Mais de 2 milhões de metros quadrados aprovados
Apesar da ausência do Plano Diretor e dos projetos do 'Minha Casa Minha Vida', 2.246.473,80 metros quadrados foram aprovados para construção de novos empreendimentos até setembro de 2012, conforme a pesquisa "Indicadores Econômicos da Construção Civil". Em todo o ano passado, o número foi de um pouco mais de 1,5 milhão de metros quadrados aprovados pela prefeitura.
Até 2007, a área aprovada não chegava ao 1 milhão de metros quadrados durante um ano, o que confirma a crescente do setor em Londrina a partir de 2008. Ainda segundo o Sinduscon, aproximadamente 25% dos projetos aprovados não são executados.