O valor médio gasto pelos consumidores com os presentes para o Dia das Mães deste ano foi de R$ 163,30. Os dados foram obtidos através de uma pesquisa realizada pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL).
Segundo o levantamento, 42,9% dos entrevistados responderam que os resultados das vendas do Dia das Mães foram boas, 27% responderam regular, 13,5% avaliaram como ruins, 11,1% disseram que as vendas foram ótimas e 5,6% consideraram péssimas.
Em comparação com o movimento de 2014 na mesma data, 53,2% dos entrevistados responderam que venderam menos que no ano passado, 29,4% informaram que as vendas foram iguais e para 17,5% dos empresários as vendas foram maiores que em 2014.
Sobre a queda nas vendas, 61,2% informaram que a crise econômica foi a grande vilã. Para 13,4% dos entrevistados a condição financeira dos consumidores contribuiu para a baixa dos números, 6% responsabilizaram a alta dos impostos e os demais entrevistados citaram o cenário do mercado em geral.
A pesquisa realizada com empresários de Londrina sobre as vendas no Dia das Mães foi aplicada pela Litz - Estratégia e Marketing nos dias 12 e 13 de maio.