Notícias

Londrina ganha bureau de teste de software

11 nov 2009 às 13:03

As empresas londrinenses da área de Tecnologia da Informação (TI) passam a contar, a partir desta quinta-feira (12) com os serviços de um laboratório de teste de software. Segundo o coordenador dos cursos da área de TI do Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (Senai) Londrina, Rosmar Aparecido da Luz, o Bureau de Testes de Software será o primeiro laboratório do tipo instalado no interior do Paraná e também o primeiro do Senai em todo o Brasil.

No laboratório de testes os empresários poderão avaliar seus produtos e serviços em TI em diversas modalidades. O espaço terá condições de fazer testes como: teste funcional de sistemas embarcados, teste de segurança e vulnerabilidade, teste funcional, teste de carga, teste de estresse e de desempenho. Por exemplo, ao testar o estresse, o sistema é submetido a um grande e crescente volume de dados até que o mesmo apresente falhas na operação. Com isso, é possível identificar os limites do sistema e descobrir onde precisa ser melhorado. Outro teste é o de segurança e de vulnerabilidade, que indica, por exemplo, as brechas que um site apresenta para ataque de hackers.


A implantação do laboratório de testes é fruto de uma parceria entre o Senai Londrina e a empresa londrinense Audare Engenharia de Software, que representa a IBM. ''O Senai entrou com o know-how da área industrial e com os recursos financeiros, e a Audare entra com o suporte técnico e metodológico que será utilizado no laboratório'', comenta Luz. Segundo ele, o bureau de testes recebeu investimentos da ordem de R$ 790 mil.


O coordenador de cursos da área de TI do Senai observa que outro parceiro importante para que o projeto apresentado por Londrina fosse aprovado pela esfera nacional do órgão é a empresa londrinense Identech. A empresa produz software embarcados em produtos como elevadores e porteiros eletrônicos com identificação digital utilizados em condomínios.


Segundo o diretor da Audare, Sérgio Tanaka, o bureau de testes será equipado com o pacote de ferramentas IBM Rational, além de servidores. Tanaka afirma que a ideia é iniciar os testes com as empresas que participam do Arranjo Produtivo Local (APL) de TI, de Londrina e região.


O diretor da Audare afirma que ter um software testado por um bureau como o que será inaugurado em Londrina melhora a qualidade do produto e, consquentemente, amplia o mercado das empresas testadas. ''Inclusive no mercado externo, onde as exigências de qualidade são muito maiores'', afirma.


Rosmar Aparecido da Luz afirma que o laboratório estará apto a atender empresas do setor a partir de fevereiro de 2010. Ele observa ainda, que além da prestação de serviços, o bureau também será importante para a formação e reciclagem de profissionais. ''Com a instalação do laboratório passaremos a oferecer um curso de especialização em Engenharia de Software com foco em teste desses produtos'', afirma.

A solenidade de inauguração do Bureau de Testes de Software acontecerá amanhã, às 19 horas na sede do Senai (Rua Belém, 844 - centro de Londrina). Após a apresentação do laboratório de testes, será realizada a palestra ''Desenvolvimento de Produtos Inteligentes'', proferida pelo executivo da IBM Rational, Roberto Argento.


Continue lendo