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Londrina: 68% das empresas não participam de licitações

23 fev 2013 às 16:32

A maioria das empresas londrinenses não participam de processos licitatórios por falta de planejamento ou de informação sobre as concorrências públicas. Segundo a pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 68% das empresas nunca participaram de licitações em Londrina. Além disso, 15% dos entrevistados concorreram apenas na cidade e os outros 17% já participaram em vários municípios.

O levantamento foi realizado no final de 2011 em parceria com o Observatório de Gestão Pública, que fiscaliza os editais e licitações do município. Mais de 200 empresas responderam aos questionamentos em abordagens por email ou pelo telefone.


A falta de conhecimento e informação sobre o tema é apontada pela pesquisa como um dos principais fatores que afastam as empresas das licitações, seguido da burocracia. Questionado se o empresário acompanha as oportunidades de vendas para o setor público, 72% responderam "não". Em outra pergunta, 79% dos entrevistados admitiram que não têm conhecimento do potencial de mercado das concorrências públicas.


Em entrevista ao portal Bonde, o presidente do Observatório de Gestão Pública em Londrina, Waldomiro Carvalho Grade, justificou que existe no Brasil a cultura de que o poder público não paga pontualmente, o que provoca desinteresse por parte das empresas. "Além disso, a concepção de que as licitações são direcionadas com resultados viciados ainda existe por causa de situações que não são bem explicadas", acrescentou.


Grade ressaltou a importância da participação de um número maior de empresas nas concorrências com intuito de aumentar a transparência dos processos e gerar economia aos cofres públicos. "Quanto maior o número de concorrentes, melhor o resultado da licitação. Se apenas dois ou três que já estão enturmados participam, o risco deles viciarem o resultado é maior", explicou.


O presidente do Observatório disse que a empresa que vence o processo licitatório de maneira idônea, além do benefício financeiro, também colabora com o poder público que pode direcionar melhor os recursos para áreas básicas como saúde e educação. No entanto, Grade comentou que a falta de capacitação e de planejamento é um entrave que precisa ser vencido pelas empresas londrinenses, já que a participação em certames exige uma preparação especial, que inclui estoque, mão de obra e documentação.


A pesquisa do Sebrae revelou que 73% dos entrevistados não se preparam para as licitações. Entre os vencedores dos certames em mais de um município, 72% confirmaram o planejamento para entrar neste mercado. Já entre as empresas que foram selecionadas apenas em Londrina, 27% responderam que se prepararam para as concorrências públicas.


Pesquisa Sebrae


Empresa já participou de processos de venda para o setor público?


68% - Não, nunca participei
17% - Sim, já participei em várias cidades
15% - Sim, já participei, somente em Londrina


Sua empresa acompanha as oportunidades de vendas em Londrina?


72% - Não, não acompanho
28% - Sim, acompanho


Você conhece o potencial de mercado das vendas para o setor público?


79% - Não
21% - Sim


Houve planejamento/preparação para atuar neste mercado?

73% - Não
27% - Sim


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