Os preços do etanol hidratado devem atingir o nível de R$ 1,80 por litro nos postos de combustíveis durante a entressafra, de acordo com o presidente da Datagro Consultoria, Plínio Nastari. Segundo ele, os preços elevados deverão ser registrados também na próxima safra, 2011/12.
"Na próxima safra, o consumo irá absorver toda a oferta existente", disse ele. Nastari disse também que, em virtude do maior preço do etanol, a Petrobrás deve se preparar para aumentar a disponibilidade de gasolina nas bombas. A importação de gasolina possivelmente será necessária para atender a demanda.
Nastari disse que se em 2011/12 houver um aumento na oferta de cana de 5%, ele será direcionado para a produção do açúcar em virtude de seus preços mais remuneradores. "A produção de etanol será utilizada como variável de ajuste do setor", disse.
Exportação
Diante deste cenário de oferta ajustada de etanol em 2011/12, Nastari estima que a exportação do produto apenas voltará a crescer quando a produção de cana do Brasil voltar a crescer efetivamente, o que é esperado para 2012/13. "Neste período, além de maior oferta interna de cana, esperamos que os Estados Unidos já tenham eliminado os subsídios ao produtor de etanol de milho e também o imposto de importação existente hoje", disse. A eliminação tanto do subsídio quanto do imposto de importação é esperada para o final de 2011.