Notícias

Juro cai se for mantida política econômica, diz Fazenda

22 nov 2011 às 14:00

O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, disse nesta terça-feira, 22, que, mantida a condução da atual política econômica, será possível que o Banco Central (BC) continue com a trajetória de queda dos juros até 2014. Ele destacou que a taxa de juros no Brasil começou a cair no início do governo Lula, com a estabilização da economia, e continua com tendência de queda. Segundo ele, o mais importante para baixar os juros neste momento é a ampliação dos investimentos no País para aumentar a capacidade produtiva brasileira.

"Por isso, o PAC é tão importante para reduzir nossa taxa de juros", afirmou ,em solenidade de balanço das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Barbosa disse que aumentar a taxa de investimento também é fundamental para sustentar o crescimento econômico na casa dos 5%.

Ele destacou a revisão, na semana passada, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dos dados de investimento em 2009. Ele disse que a revisão passou despercebida, mas deve alterar os dados de 2010 e 2011. "A implicação para 2010 e 2011 a gente não sabe, mas muda a referência", destacou. A taxa de investimento em 2009 subiu em 1,2 ponto porcentual para 18,1% do Produto Interno Bruto (PIB).


Continue lendo