Membro do CCAS ministra palestra sobre soja, em Londrina/PR
O engenheiro agrônomo Dirceu Gassen, membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), será palestrante do IV Encontro Nacional da Soja, que acontece nestas quinta (6) e sexta-feira (7), em Londrina, e é promovido pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz.
Gassen será o responsável pelo painel 2, na quinta-feira, que trará o tema "Manejo para alta produtividade de soja". Ele fará uma análise da colheita de 2017 e posicionará os desafios para viabilizar a cultura da soja nos próximos anos. O agrônomo abordará ainda a cultura como o ciclo econômico de maior valor na história do Brasil, com quase 40% de proteína e 18% de óleo comestível no conteúdo dos grãos.
Segundo Gassen, a qualidade nutricional da soja é atrativa para micro-organismos, insetos, ácaros e nematoides e exige mais conhecimento e estratégias coletivas de manejo. Para ele, a proteção de plantas envolve ações de agricultores, da indústria de insumos e dos segmentos de transporte e armazenagem.
Para o futuro, a viabilidade econômica da produção de soja exige metas de aumento na produtividade estimadas em 3% ao ano, completa o agrônomo. Segundo ele, em 2025, o País deverá colher mais de 4.000 quilos/hectare, próximo a 70 sacas/hectare. As novas demandas de gestão financeira, de qualificação de recursos humanos e de novas tecnologias levam a um desafio para os jovens.
"As mudanças na agricultura são muito rápidas, exigem novo perfil de pessoas, qualificadas e motivadas para o uso de tecnologias modernas, disponíveis no mercado e que levam a diferenciar o perfil de agricultor viável no negócio de produção de grãos", explica Gassen.
Mais informações e inscrições para o evento no site www.fealq.org.br.