Técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná – Ipem apresentaram o relatório dos exames realizados em diversos produtos, durante Operação Especial de Páscoa, que ocorreu em todo Estado, entre os dias 8 de fevereiro e 25 de março.
Foram 3.094 itens verificados até o momento, em aproximadamente 190 estabelecimentos, com 40 reprovações por falta quantitativa nos produtos e outras 22 por irregularidades formais nas embalagens, como falta da indicação quantitativa ou altura dos caracteres indicativos, inferiores ao mínimo estipulado pela legislação.
Em comparação ao período de Páscoa de 2009, o número de autuações aumentou. No ano passado foram 34 reprovações por falta quantitativa e 11 por erros formais nas embalagens.
Na Operação Especial de Páscoa, verificou-se que ovos e coelhos de chocolate tiveram em Curitiba um índice mínimo de irregularidades, ao contrário do interior, onde 21 autuações foram lavradas. Com relação aos pescados, a exemplo do ano passado, foram os produtos que apresentaram erros quantitativos em todos os laboratórios.
REPROVADOS
Foram reprovados pelo Ipem em Londrina: sardinhas em conserva (Peso Drenado) Palmeira; chocolate ao leite com amendoim Shot; Bombom (alfarroba uva passa flocos de arroz) Carob House; chocolate em barra Amargo Classic Nestlé; chocolate em barra Moça; cenoura de chocolate Duschile; ovo de chocolate Maisto; ovo de chocolate GT; ovo de chocolate Top Milk; camarão descascado congelado Peski; pescada branca congelada Pescado Arapongas; e file de pescada congelada Buona Pesca.