O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná deu início à Operação Dia das Mães. A Gerência de Pré-Medidos analisa produtos recolhidos em pontos de venda e deve divulgar o resultado na quinta-feira (10). A coleta foi feita entre 26 de março a 20 de abril, em Curitiba e nas regionais do Ipem. A Gerência de Fiscalização de Produtos com a Conformidade Avaliada começa nesta segunda-feira (7) outra etapa da operação, que será finalizada na sexta-feira (11), e o resultado só será divulgado na semana seguinte.
A data é uma das mais lucrativas para o comércio. Entre os presentes mais procurados estão roupas, eletroeletrônicos, cosméticos, perfumes e produtos alimentícios. Para produtos como alimentos e cosméticos é necessário que a embalagem contenha informações em língua portuguesa, entre elas o prazo de validade, as instruções de uso, características, composição, quantidade, condições de armazenamento e identificação sobre o fabricante ou importador, além da certificação do Inmetro, quando for o caso.
De acordo com o gerente de Pré-Medidos, Sérgio José Camargo, são observados os aspectos quantitativos das mercadorias. "Verificamos se a quantidade está de acordo com o indicado na embalagem, bem como o aspecto formal, quanto à altura mínima dos caracteres indicativos de quantidade, que deverão estar de acordo com a legislação, constando da vista principal da embalagem", comentou Sérgio Camargo.
Têxteis
Para as mercadorias têxteis, a atenção deve se voltar para etiqueta informativa, que deverá estar presente nestes produtos, sejam nacionais ou importados. A legislação do Inmetro exige que estas etiquetas tenham as informações como o país de origem, a indicação do nome das fibras ou filamentos e sua composição expressa em percentual, tratamento de cuidado para conservação e a indicação do tamanho.
O gerente de Fiscalização de Produtos com a Conformidade Avaliada, Roberto Tamari, alerta que os produtos têxteis, que serão o foco da operação do Ipem nesta data, devem trazer ainda, o nome ou a razão social do fabricante ou importador, que poderá ser substituído pela marca registrada do fabricante ou importador no órgão competente do país de consumo. Para Tamari é preciso que as indústrias obedeçam à legislação para não criar problemas aos consumidores, pois algumas pessoas são alérgicas a alguns tipos de tecidos.
Eletrodomésticos
Os eletrodomésticos ainda são uma das opções mais procuradas para o Dia das Mães. O Inmetro desenvolveu o Programa Brasileiro de Etiquetagem, que determina a indicação da eficiência energética dos produtos. Essas etiquetas estão presentes em fornos, fogões e aquecedores a gás, refrigeradores, condicionadores de ar, máquinas de lavar roupa, ventiladores de teto, lâmpadas incandescentes. O principal objetivo do programa é motivar o consumidor na escolha de um equipamento com consumo de energia eficiente.
O presidente do Ipem-PR, Rubico Camargo, explica que o lojista não pode retirar essas etiquetaas dos produtos. "Isso cabe somente ao consumidor. Para garantir esse direito do cidadão, os agentes fiscais do Ipem-PR visitam periodicamente as lojas. Caso os fiscais encontrem irregularidades, o estabelecimento é notificado e pode receber multa, dobrando em caso de reincidência".