A data mais consumista de todo o calendário pode se tornar a melhor chance de fazer bons negócios no ano. Muitos consumidores já descobriram a Internet como canal de pesquisa para a comparação de preços e se utilizam da ferramenta para comprar mais barato on e off line.
De acordo com o ponto de vista do consultor Cid Torquato, especialista em Economia Digital, a internet é mais importante como veículo de formação da decisão de compra, do que como canal de compra e venda. Calcula-se que, no Brasil, para cada negócio realizado eletronicamente, a internet é diretamente responsável por pelo menos outros cinco negócios fechados em outros canais, principalmente o presencial, nas lojas e shoppings.
Hoje, cerca de 25 milhões de brasileiros usam sites de comparação de preços para decidir o que e onde comprar. Ou seja, o contingente de internautas que usa a web para pesquisas é pelo menos três vezes superior ao daqueles que efetivamente transitam pela internet, hoje por volta dos 8 milhões de usuários.
Segundo estimativa apontada por Torquato, a internet movimentou cerca de R$ 460 milhões em 2005 apenas nesta época de Natal. Para este ano, estima-se que o faturamento online ultrapasse R$ 750 milhões, um crescimento de 64% comparado ao do ano passado. Isso sem falar nas vendas de Ano Novo, etc.