A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada regionalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), chegou a uma pontuação em 2016 abaixo do esperado. Para que seja considerada positiva, o ideal é que o indicador esteja entre 100 e 200 pontos. A média do Paraná em 2016 ficou em 80,7 pontos, enquanto a média do Brasil foi de 73,6 pontos.
Os principais indicadores que influenciaram a diferença entre as médias dos índices estadual e nacional foram a satisfação com a renda atual, que ficou com média de 155 pontos no Estado; a satisfação com o emprego atual, média de 111,2 pontos; e a inclinação do consumidor para a compra de bens duráveis, com 92,3 pontos no Paraná. O índice abaixo do ideal foi movido pelos indicadores perspectiva de consumo e consumo atual, com pontos médios de 32,8 e 56,8 respectivamente.
Alta em Dezembro
Influenciado pelo Natal, o mês de dezembro apresentou alta na intenção de consumo. O crescimento foi de 5,6% comparado ao mês anterior e de 2,6% comparado a dezembro de 2015. O indicador perspectiva de consumo apresentou boa ascensão no comparativo anual. Enquanto em dezembro de 2015 o índice foi de 25 pontos, este mês ele chegou a 56, ou seja, uma alta de 124,3%.
O paranaense demonstra estar mais satisfeito e seguro com a perspectiva profissional e a renda atual, componentes que ficaram positivos quando comparados a dezembro de 2015. Outros três indicadores apresentaram queda, a situação no emprego atual, com queda de 4,8%; o acesso ao crédito, com -13,3%, e o momento para bens duráveis, que está 15,4% menor.
Histórico meses de dezembro
Os indicadores acesso ao crédito, perspectiva profissional, situação no emprego, perspectiva de consumo, renda atual, consumo atual e momento para compra de bens duráveis são os indicadores de composição da ICF. O desmembramento deles mostra o desempenho dos meses de dezembro, desde 2010.