Novas ofertas, segmentação e mais crédito devem elevar as vendas de computadores pessoais (PCs) em mais de 25% no Brasil no próximo ano, segundo estimativas da Intel. O ano de 2007 já apresentou recordes de vendas no Brasil, com um aumento acelerado dos notebooks (superior a 100% se comparado a 2006). E 2008 não será diferente. Seguindo a tendência deste ano, a empresa acredita que o mercado brasileiro de PCs terá um aumento entre 25% a 30%, chegando a cerca de 13 milhões de unidades vendidas, desde que as condições econômicas se mantenham.
As razões que continuam impulsionando a venda de PCs no mercado são, principalmente, a taxa baixa do dólar, a maior disponibilidade de crédito, a forte aspiração dos consumidores, a crescente concorrência que aumenta e diversifica os modelos e preços disponíveis no mercado e a demanda reprimida nas classes econômicas C e D.
Já nas classes A e B, a tendência de segmentação se consolida uma vez que estes consumidores pedem por produtos direcionados às necessidades específicas, como PCs dedicados a jogos, educação, centrais de mídia ou entretenimento, público infantil ou uso profissional.
A venda de notebooks devem bater novos recordes, com comercialização estimada em 2,8 milhões de unidades, correspondendo a 21% do total de PCs comercializados.