O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pretende vender 200 imóveis não operacionais este ano. No ano passado foram arrecadados R$ 112,8 milhões com a alienação de imóveis. Foram vendidas 58 unidades em todo o país, sendo 45 por leilão.
Antes da realização dos leilões, os imóveis são oferecidos a órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Se não houver interesse, o INSS organiza os leilões. A publicidade ocorre por anúncios em jornais de grande circulação e no Portal da Previdência Social na internet.
As venda fazem parte do Plano de Desimobilização do INSS, que tem por objetivo vender os imóveis não operacionais do instituto. São propriedades que a entidade recebeu, no passado, em pagamento de dívidas previdenciárias ou unidades de antigos institutos de previdência.
Do total de aproximadamente 3,5 mil propriedades – casas, prédios, terrenos e unidades comerciais – que não atendem às finalidades operacionais do INSS, cerca de 600 já estão com a documentação regularizada para a venda.