Notícias

Inflação tem a maior alta mensal desde 2005

08 fev 2011 às 11:51

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,83% em janeiro, ante alta de 0,63% em dezembro, informou nesta terça-feira, 8, o IBGE. Segundo o instituto, o resultado do mês passado representou a maior taxa positiva desde abril de 2005, quando o índice subiu 0,87%.

O resultado de janeiro do IPCA veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que previam alta de 0,74% a 0,87%, e superou levemente a mediana projetada, de 0,81%. Nos últimos 12 meses até janeiro, o IPCA acumula alta de 5,99%.


Alimentação e Bebidas e Transportes foram os maiores responsáveis pela pressão sobre o IPCA de janeiro, segundo informou o IBGE. Os dois grupos - o de Alimentos e Bebidas e o de Transportes - somaram contribuição de 0,56 ponto porcentual no índice, o que equivale a 67% do IPCA em janeiro.


O instituto esclareceu, porém, que o ritmo de crescimento dos gastos desacelerou ante dezembro. O item contribuiu com 0,27 ponto porcentual para a inflação de 0,83% registrada em janeiro pelo IPCA. Em dezembro, a contribuição foi 0,31 ponto porcentual. O grupo de Transportes representou 0,29 ponto porcentual.


Segundo a coordenadora de Índices de Preços do IBGE, Eulina Nunes, o arrefecimento da alta nas despesas com alimentos e bebidas se deve ao comportamento nos preços de carnes e feijões. "As carnes perderam o ritmo de alta. No ano passado, elas foram os vilões", lembrou. Os preços das carnes caíram 0,19%, influenciados pelo freio no consumo dos produtos.


Eulina Nunes explica que a variação tem forte impacto no índice, visto que o item responde por 2,65% do IPCA. O feijão é outro item que ajudou na desaceleração do ritmo de alta da inflação do grupo alimentos e bebidas. No grupo feijões, o preço da variedade carioca caiu 15,02% em janeiro, motivado pela maior oferta com a entrada da safra.


Já o que ajudou a pressionar a alta do grupo foram as hortaliças, puxadas pelas chuvas no Rio de Janeiro, que destruiu boa parte da produção. A maior alta foi do chuchu, que subiu 88,12% em janeiro.


Baixa renda

A inflação medida pelo INPC ficou em 0,94%, segundo dados divulgados pelo IBGE. O resultado ficou 0,34 ponto porcentual acima do registrado em dezembro de 2010, que ficou em 0,60%. No acumulado dos últimos 12 meses, o INPC acumulou alta de 6,53%. O INPC se refere às famílias com rendimento monetário de um a seis salários mínimos, enquanto o IPCA coleta dados de famílias com renda de um a 40 salários mínimos.


Continue lendo