A indústria brasileira ainda opera 19,1% abaixo do pico de produção registrado em junho de 2013, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O patamar de produção se assemelha ao de janeiro de 2009, época da crise financeira internacional.
"Indústria ainda opera em patamar bem abaixo do ponto mais elevado da série histórica", ressaltou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.
Na passagem de dezembro de 2016 para janeiro de 2017, a produção industrial teve ligeiro recuo de 0,1%. O resultado, entretanto, foi precedido por dois meses seguidos de avanço na produção - alta de 2,4% em dezembro e de 0,5% em novembro -, período em que acumulou crescimento de 2,9%.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
"Apesar da queda em janeiro, há um comportamento mais positivo na indústria. A boa notícia é que a indústria não está aprofundando a queda como vinha acontecendo lá atrás", resumiu Macedo. "Depois de três anos de perdas, você não recupera com algum saldo positivo", ponderou o pesquisador.