A inadimplência do consumidor obteve queda de 0,6% no acumulado em 12 meses até novembro, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Na avaliação mensal, descontados efeitos sazonais, houve retração de 1,0% do indicador. Já na avaliação contra o mesmo mês do ano anterior, novembro caiu 14,8%.
Regionalmente, na análise acumulada em 12 meses, a maior elevação ocorreu no Norte (3,1%), seguida das regiões Nordeste (1,7%), Centro-Oeste (0,9%). Já nas regiões Sul e Sudeste houve quedas de 3,1% e 1,4%, respectivamente.
A fraca atividade econômica, inflação elevada, aumento do desemprego, diminuição da renda, entre outros fatores, têm gerado grande cautela nas famílias, inibindo o consumo e consequentemente contribuindo para a diminuição do fluxo de inadimplência. Mantendo a perspectiva de fraco crescimento da economia para 2017, espera-se que esta tendência de consumo permaneça inalterada, traduzindo-se em baixos níveis para o estoque de inadimplência.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
A série histórica do indicador está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/registro-de-inadimplencia/