Notícias

Inadimplência cai nos cinco primeiros meses do ano em Londrina

10 jun 2015 às 14:06

Os dados do Serviço de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) nos cinco primeiros meses de 2015 revelam queda média de 6,4% nos índices de inadimplência em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a maio, na comparação com 2014, também caiu em média 1,05% o número de pessoas que pagaram suas dívidas e excluíram seus nomes da lista de inadimplentes do SPC ACIL.

"Embora o número de pessoas que tiveram seu nome incluído no cadastro de proteção ao crédito esteja um pouco menor, é preciso considerar que houve queda nas vendas de 2015 em relação a 2014, tornando os resultados muito semelhantes", avalia o consultor econômico da ACIL, Marcos Rambalducci.


A anomalia percebida entre os meses de fevereiro (queda de 12,18%) e março (elevação de 15,24%) quando comparados aos mesmos meses de 2014, não reflete alteração de comportamento do consumidor. "É provável que a alteração se deva a algum atraso no repasse das notificações pelos próprios varejistas", analisa o professor.

De janeiro a maio, as exclusões de nome do cadastro de inadimplentes caíram em relação a 2014. Somente o mês de março mostrou um número maior de pessoas que tiveram seu nome excluído do cadastro em relação ao mesmo mês de 2014; mesmo assim, uma melhora pouco significativa, conforme mostra o quadro abaixo. Para Marcos Rambalducci, uma explicação está na percepção negativa do consumidor em relação ao futuro próximo. "As pessoas preferem manter alguma reserva financeira para o caso de vir a perder o emprego do que negociar suas dívidas atrasadas", observa o economista.


Continue lendo