A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou projeto de Lei do Executivo que prevê adequação nas carreiras, cargos e salários dos servidores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).
Segundo o governo do Estado, há dificuldade em encontrar e reter talentos no instituto por conta da remuneração pouco competitiva. O Iapar conta com 1.232 cargos no quadro de pessoal, mas apenas 714 estão preenchidos, resultando em 518 vagas ociosas. O não preenchimento das vagas ofertadas se deu justamente pelos baixos salários ofertados para todos os níveis de carreira, de auxiliar de pesquisa ao pesquisador, com exigência de doutorado.
Com aprovação do projeto, fica estabelecido que o vencimento inicial de um auxiliar é de R$ 1,6 mil e o de pesquisador pode chegar a R$ 17.557,05.
O IAPAR é uma entidade autárquica, de administração indireta, vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), e fica responsável pela realização de pesquisas que fundamentam políticas públicas de desenvolvimento agropecuário.