O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) apresenta na 57ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), que acontece de 30 de março a 9 de abril, no Parque Governador Ney Braga com o tema "Agronegócio, Tecnologia e Novos Horizontes", sua trajetória institucional e as contribuições técnicas e científicas que vem oferecendo para a agropecuária paranaense e brasileira nas últimas décadas.
O objetivo é mostrar, de forma didática e lúdica, as conquistas e as entregas da pesquisa paranaense, segundo Tadeu Felismino, diretor de inovação e transferência de tecnologias da instituição. "Com um grande bolo fatiado em 45 pedaços, o visitante vai participar de brincadeiras, aprender sobre tecnologias e ainda ganhar brindes", ele resume.
Criado em 1972, o Iapar está completando 45 anos de fundação e programou diversas atividades comemorativas ao longo de 2017 – na sede, em Londrina, e nas unidades descentralizadas por todo o Estado.
Outra atração no estande do Iapar é o sistema de gestão de máquinas agrícolas, o Sigma, desenvolvido em parceria com a Agropixel, empresa de tecnologia de informação voltada à agropecuária que tem sede em Londrina.
Por meio de softwares com acesso pela internet e aplicativos móveis, o Sigma possibilita obter indicadores e fazer a gestão econômica e operacional de máquinas agrícolas em cada cultura e a cada safra. O sistema está disponível em www.sigma.agropixel.com.br.
Colheita de feijão
Ainda no estande do Iapar, o visitante da ExpoLondrina poderá conhecer uma adaptação para plataformas de colheitadeiras desenvolvida em parceria com a empresa Incomak, de Jandaia do Sul. A inovação atende uma antiga demanda dos produtores – colher feijão com o mesmo equipamento utilizado nas lavouras de soja e trigo.
O Iapar também estará presente no Hackathon Smart Agro ExpoLondrina 2017, que acontecerá de 7 a 9 de abril. Trata-se de uma maratona que reúne hackers, programadores, desenvolvedores e inventores para criar projetos que transformem informações de interesse público em soluções digitais para o agronegócio. O Hackathon será realizado no Pavilhão Smart Agro do Parque Governador Ney Braga.
Purunã
Nos pavilhões do Parque Ney Braga, o destaque do Iapar é a raça Purunã, desenvolvida em mais de 30 anos de cruzamentos dirigidos envolvendo animais Charolês, Aberdeen Angus, Caracu e Canchim.
Os pesquisadores do Iapar explicam que Purunã agrega os melhores atributos de cada raça formadora. Charolês contribuiu com a velocidade de ganho de peso, grande rendimento de carcaça e elevado porcentual de carnes nobres. Angus deu precocidade, tamanho adulto moderado e temperamento dócil, além de carne macia e com alta qualidade de marmoreio. Caracu e Canchim transmitiram rusticidade, tolerância ao calor e resistência aos parasitas.
As vacas Purunã ainda se destacam pela habilidade materna e boa produção de leite, características herdadas de Caracu e Angus.
Via Rural
Na "Fazendinha", o Iapar apresenta cultivares e tecnologia de produção de produção de café, orientações para o cultivo de maracujá, técnicas de manejo e conservação do solo, manejo integrado de pragas na cultura de milho e ainda, uma discussão sobre qualidade da carne na pecuária de corte. Pesquisadores do instituto estarão à disposição para esclarecer as dúvidas dos visitantes durante toda a ExpoLondrina.
EXPOLONDRINA –