O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) interditou na semana passada o Auto Posto Kelly, na avenida Duque de Caxias, região central de Londrina, por conta do armazenamento dos combustíveis e permeabilidade dos pisos do estabelecimento, estruturas que estavam em desacordo com a legislação ambiental.
Segundo o chefe da regional de Londrina, Andrew Pinheiro Neto, os tanques de armazenamentos possuem aproximadamente 30 anos, sendo que o equipamento deveria ser substituído de 15 em 15 anos. Além disso, Neto informou que o local ainda possuía piso de paralelepípedo, o que provoca a infiltração de substâncias utilizadas na lavagem de veículos e dos combustíveis comercializados no posto em direção ao lençol freático.
"A entrada do tanque foi lacrada, mas foi autorizada a comercialização até o término do estoque armazenado", informou o chefe da regional do IAP. "Para voltar a funcionar, o local precisa passar por readequações que atendam a atual legislação ambiental", acrescentou.
A direção do posto informou ao portal Bonde que o estabelecimento deve concluir as obras nesta semana, atendendo a recomendação do IAP. A direção garantiu que, além do piso e do tanque, outras áreas também estão sendo reformadas. Devido ao estoque armazenado, o Auto Posto Kelly deve permanecer aberto durante o período de readequações.