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HSBC é multado por vender produtos ‘impróprios’

05 dez 2011 às 14:19

O banco HSBC foi multado em 10,5 milhões de libras esterlinas (US$ 16,4 milhões) pela Autoridade de Serviços Financeiros (FSA, na sigla em inglês) do Reino Unido, após a reguladora descobrir que a instituição vendeu produtos impróprios para clientes idosos. Além da multa o banco terá de destinar 29,3 milhões de libras para compensar os clientes lesados. A multa e a indenização somam 39,8 milhões de libras (US$ 62,27 milhões).

Segundo o governo britânico, a NHFA, subsidiária do HSBC, orientava idosos a comprar bônus que geralmente tinham um vencimento posterior à expectativa de vida desses clientes. Até 2.485 clientes podem ter sido lesados entre 2005 e 2010. O banco identificou o problema pela primeira vez em 2009 e levou o caso à FSA. Sem a colaboração, a multa do HSBC seria 30% maior.

Brian Robertson, executivo-chefe do HSBC, disse que o incidente "vai contra tudo o que nós defendemos". "Nós estamos realizando uma revisão integral das orientações dadas aos clientes afetados e eu posso garantir que cada cliente que não foi tratado de maneira justa não ficará com o prejuízo". As informações são da Dow Jones.


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