A rede de fast-food Habib's tem sido alvo de reclamação de portugueses após a divulgação de uma campanha publicitária com piadas de origem lusitana. O lema da campanha é "Já que o preço é uma piada, escolhemos algumas para você contar".
Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (IBEDEC), José Geraldo Tardin, a propaganda fere o Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária.
"As piadas entre povos de diversas origens são comuns, mas olhando-se esta malsinada peça publicitária, não há como negar que está provocando uma analogia com a 'burrice' que as piadas atribuem, injustamente, aos portugueses, mesmo que tenham tentado justificar, já no rodapé do encarte que a campanha é como uma homenagem ao dono do Habib's que também é português".
O IBEDEC orienta aos consumidores que se sintam lesados ou ofendidos com as propagandas apresentadas nos meios de comunicação a realizarem reclamação formal junto ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).