Notícias

Grupo londrinense fecha contratos de R$ 20 mi com Scopel

27 ago 2012 às 08:56

O Grupo HF Empreendimentos, com sede em Londrina, fechou contratos com a Scopel Desenvolvimento Urbano para executar obras de infraestrutura em loteamentos da empresa em Cambé, Londrina e Feira de Santana, na Bahia. A Scopel está entre as líderes brasileiras do setor imobiliário e trabalha com desenvolvimento urbano há 45 anos. Somados, os três contratos superam a casa dos R$ 20 milhões.

As obras estão em andamento nas três cidades e a previsão é de que sejam concluídas até o final de 2013. A parceria deve render novos contratos, já que as duas empresas estão em fase final de negociação para que o Grupo HF comece a trabalhar em outras obras da Scopel ainda neste ano.


Segundo o diretor do Grupo HF, Henrique Favoretto Oliveira, a parceria com a Scopel mostra o bom momento do Grupo. "É gratificante ter conquistado a confiança de uma das maiores empresas brasileiras do setor imobiliário. Esses contratos ratificam a competência e seriedade do Grupo HF", destaca.


Deixando a cidade


Mesmo conquistando grandes investimentos e, consequentemente, gerando divisas para Londrina, o Grupo HF deve deixar a cidade em breve. A empresa acaba de adquirir um terreno na vizinha Cambé, no qual instalará sua nova sede.


A mudança foi decidida devido a um impasse criado pela Prefeitura de Londrina, que pressiona o Grupo para doar parte do terreno onde está instalado. "O diálogo com a Prefeitura vem sendo muito difícil. Outra empresa que estava instalada em nosso terreno já se mudou para Ibiporã. Para a economia local é uma pena que empresas estejam deixando a cidade, pois isso significa que a geração de empregos e divisas irão para outras cidades e prefeituras", enfatiza Oliveira.


Relembre o caso


Mesmo amparado por uma liminar judicial, um grupo de 10 empresas localizadas em um terreno na Rua Sargento Maurício Agostinho Pereira (Parque Industrial Quati), continua sofrendo pressão da prefeitura de Londrina para que abandone o local. Desde 2011, órgãos ligados à administração municipal não dão trégua às empresas e ao Grupo HF Empreendimentos, proprietário da área em litígio, na tentativa de forçar a doação de uma área de 12 mil m2 ao município, sob alegação de obrigatoriedade de parcelamento do solo.


Para justificar a doação da área, a prefeitura pressiona o Grupo para que subdivida o terreno, já que em casos de loteamentos a lei prevê a doação de áreas para construção de praças e vias. No entanto, leis federais asseguram que nenhuma pessoa física ou instituição privada está obrigada a lotear terreno particular que atenda função social (geração de empregos, renda, tributos e divisas), o que se aplica ao terreno em questão.

Juntas, as 10 empresas totalizam hoje 700 funcionários e algumas funcionam inclusive em três turnos. O Grupo HF está sediado em Londrina há mais de 25 anos, e há 20 tem sua sede na área em questão. Outras empresas estão instaladas no local há mais de 10 anos.


Continue lendo