Notícias

Greve dos bancários continua em todo o Brasil após Fenaban apresentar mesma proposta

15 set 2016 às 20:19

Uma nova rodada de negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) foi realizada na tarde desta quinta-feira (15). No entanto, a Federação apresentou a mesma proposta, já rejeitada pelo Comando Nacional dos Bancários na rodada da última terça-feira (13), que prevê reajuste de 7% e um abono de R$ 3,3 mil.

No 10º dia de greve nacional, a mobilização cresceu ainda mais no Paraná e segundo levantamento da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito no Paraná (FETEC-CUT-PR) realizado nesta quinta-feira, 787 agências estão fechadas. São 17,8 mil bancários em greve.


Em Londrina e região, a adesão à greve aumenta a cada dia. Com a suspensão das atividades na agência do Banco do Brasil, em Jaguapitã, a adesão chega a 90,4%.


São 115 agências e quatro PABs paralisados, totalizando 1.922 bancários em greve em Londrina, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Ibiporã, Rolândia, Assaí, Sertanópolis, Alvorada do Sul, Jataizinho, Primeiro de Maio, Uraí, Tamarana e Jaguapitã.


Na última segunda-feira (12), antes de completar uma semana de greve, segundo levantamento, 80% das agências estavam com serviços paralisados a clientes, com exceção de aposentados e pensionistas. Na quarta-feira (14), o número subiu para 89,2%.


A presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina (Sindiban), Regiane Portieri, afirma que esta sexta-feira (16) será um dia difícil para a categoria. "Ainda não sabemos como será amanhã, estamos aguardando as orientações do Comando Nacional. Vamos ver o que vai dar". Segundo a presidente, neste momento, é importante que as mobilizações sejam fortalecidas.


O Comando Nacional orienta a continuidade da greve e a ampliação do movimento até que os bancos se prontifiquem a tratar com seriedade as negociações.

Em âmbito nacional, foram contabilizadas 12.608 agências fechadas, o que representa 54% do total.


Continue lendo