O lucro do Google no terceiro trimestre cresceu 32% em relação a igual período do ano passado, beneficiado pelo aumento na receita obtida com publicidade e também por resultados mais fortes em algumas de suas unidades menores.
Segundo a companhia, o lucro do terceiro trimestre foi de US$ 2,17 bilhões, ou de US$ 6,72 por ação, de US$ 1,64 bilhão, ou US$ 5,13 por ação, um ano antes. Excluindo custos com compensações por meio de ações, o lucro foi de US$ 7,64 durante o período, de US$ 5,89 no terceiro trimestre de 2009.
A receita cresceu 22%, para US$ 7,29 bilhões. Os gastos relacionados à aquisição de tráfego e comissões pagas a parceiros foram equivalentes a 26% desse total. Excluindo esses itens, o aumento na receita foi de aproximadamente 25%, para US$ 5,48 bilhões. A margem bruta da companhia subiu para 65% no terceiro trimestre, de 62,6% um ano antes.
Analistas consultados pela Thomson Reuters esperavam um lucro por ação de US$ 6,68 e uma receita de US$ 5,27 bilhões, excluindo gastos para a aquisição de tráfego.
As ações do Google subiam 8% no pós-mercado, refletindo os resultados mais fortes do que a previsão de analistas. Até o fechamento desta quinta-feira, as ações da companhia acumulavam queda de 13% em 2010.
Os anúncios em resultados de busca continuam sendo a fonte primária de receita da companhia, mas os investidores estavam preocupados com a redução no ritmo de crescimento desse item. Segundo o Google, o número de cliques pagos - ou seja, a frequência com a qual os consumidores clicam nos anúncios - subiu 16% no terceiro trimestre na comparação com igual período do ano passado e 4% ante o segundo trimestre deste ano, voltando a registrar crescimento sequencial.
Além disso, os anunciantes pagaram à companhia 3% mais do que no terceiro trimestre do ano passado por clique nos anúncios.
"Daqui para frente, estaremos comprometidos com investimentos agressivos em nossos funcionários e produtos conforme perseguirmos nosso objetivo de inovação", afirmou o executivo-chefe do Google, Eric Schmidt. Ele acrescentou que serviços mais novos, como os de tecnologia móvel, contribuíram significativamente para os resultados atuais.