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Gol faz acordo com Bradesco e BB para cartão Smiles

16 jun 2009 às 13:12

A companhia aérea Gol firmou acordos operacionais com o Bradesco e o Banco do Brasil (BB) para emissão e administração de cartões de crédito "co-branded" - associações entre bancos e varejo -, com a marca do programa de milhagem Smiles. Como parte do acordo, a Gol receberá, inicialmente, R$ 252 milhões, relativos à compra de milhas do programa Smiles, a direitos de acesso e de utilização do cadastro pelas instituições financeiras e à participação no faturamento registrado nos cartões emitidos. Desse total, segundo a companhia aérea, cerca de 60% será recebido até 31 de julho de 2009, 22% até 31 de janeiro de 2010 e 18% será parcelado em mensalidades a serem pagas durante cinco anos.

Pela parceria, Bradesco e BB poderão emitir a seus clientes cartões de crédito com a marca Smiles, o que, segundo a Gol, possibilitará o crescimento e a expansão do programa de fidelidade. Atualmente, o Smiles possui mais de 6,2 milhões de clientes, o maior programa desta natureza na América Latina, com registros de até 100 mil novos cadastramentos por mês.


As taxas de conversão de pontos em passagens aéreas não foram divulgadas. Os clientes Smiles que optarem pelo cartão de crédito poderão acumular milhas por meio de compras. Em um comunicado, o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Junior, avalia que o Smiles "é um ativo estratégico". "Essa parceria com duas das mais importantes instituições financeiras do País é mais um passo importante para o desenvolvimento e reconhecimento do Smiles, que está retomando sua posição de destaque no mercado", afirmou.

A Gol avalia que, com as novas parcerias e venda de pacotes de milhas para instituições financeiras e redes varejistas, o Smiles "terá seu potencial econômico melhor explorado". O mercado brasileiro de programas de fidelidade, segundo a companhia aérea, é estimado em R$ 1,2 bilhão por ano. Segundo a companhia aérea, o acordo operacional deve render ao Banco do Brasil (BB) e ao Bradesco pelo menos 1 milhão de usuários de cartões de crédito Smiles em sete anos, prazo de vigência da parceria anunciada hoje. Segundo o diretor de Cartões do Bradesco, Marcelo Noronha, a expectativa de atrair 1 milhão de clientes "está em aberto", pois haverá "franca concorrência" entre as instituições. "Posso assegurar que o retorno do projeto será dos mais rápidos", comentou, sem revelar detalhes. Os cartões deverão estar no mercado em até seis meses. Segundo o diretor para a área de cartões do BB, Denílson Molina, o banco público se esforçará para lançar o produto até o Natal deste ano.


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