A General Motors informou que as vendas nos Estados Unidos das quatro marcas que a companhia vai manter diminuíram 11% em agosto. Até julho, a GM vinha vendendo mais em cada mês, em comparação com o mesmo mês de 2009, mas os números de agosto do ano passado - inflados pelo programa do governo "Dinheiro por Sucata" - podem ter sido fortes demais para serem superados.
Entre as quatro marcas mantidas pela GM, as vendas da Buick e da Cadillac cresceram 66% e 83%, respectivamente, em relação a agosto de 2009. As da marca GMC subiram 12%. No entanto, as vendas da Chevrolet, que é uma divisão bem maior, caíram 22%.
As vendas combinadas das quatro marcas somaram 184.921 em agosto, abaixo do volume de 206.818 registrado um ano antes. Incluindo todas as marcas da GM, houve queda de 25% nas vendas, para 185.176. Os estoques da GM nos EUA ficaram em cerca de 452 mil unidades no fim de agosto, uma alta de 6,6% em comparação com julho e de 19% em comparação com agosto do ano passado.
No mês passado a GM informou que planeja lançar uma oferta pública inicial (IPO) de ações, que fontes acreditam poder levantar US$ 10 bilhões ou mais. Outras montadoras também divulgam suas vendas nos EUA em agosto hoje.