O fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, veio ao Brasil nesta semana com o objetivo de começar a negociar a instalação de uma nova operadora de celular no País. Atualmente, a The People’s Operator (TPO) opera apenas na Inglaterra, mas deve entrar em funcionamento nos Estados Unidos em algumas semanas. O desejo de trazer a empresa ao território nacional foi revelado por Wales na quarta-feira (17), durante palestra no Ciab Febraban 2015, realizado em São Paulo. De acordo com ele, a instalação da TPO no Brasil seria um pontapé para o desenvolvimento de uma iniciativa global. "O país tem um grande potencial para participar dessa iniciativa", disse.
Conforme Wales, a operadora funciona de forma diferente das demais empresas do ramo: a TPO só existe de forma virtual e aluga a infraestrutura ociosa de companhias tradicionais para oferecer os seus serviços. Ele adiantou, entretanto, que ainda não houve nenhum contato com empresas brasileiras para o firmamento dessas parcerias.
A operadora de Wales também destina parte de seus lucros para a The People’s Operator Foundation, entidade responsável por financiar diversas entidades assistenciais da Inglaterra. Os clientes da TPO também podem doar 10% de seus gastos para instituições específicas.
Outro projeto assistencial tocado pelo fundador da Wikipédia envolve o firmamento de parcerias com operadoras de celular tradicionais para o oferecimento gratuito da enciclopédia virtual em localidades carentes. Alguns país da África, por exemplo, já participam da iniciativa. "Para os jovens de hoje, a Wikipédia é fundamental. Quem entra na universidade atualmente, com 18 anos, aprendeu a ler no nosso site", destacou.
A enciclopédia virtual é composta por 37 milhões de arquivos em 230 idiomas. Do total de verbetes, 876 mil estão em português. De acordo com Wales, o site é alimentado por 80 mil voluntários – 87% deles do sexo masculino e com idade média de 26 anos – e editado e checado por cerca de 5 mil pessoas. Atualmente, a Wikipédia é o quinto site mais visitado do mundo.