A Fundação Bill&Melinda Gates, considerada maior instituição filantrópica do mundo, está processando a Petrobras em Nova York por prejuízos com investimentos feitos desde 2009.
"A profundidade e a amplitude da fraude na Petrobras é espantosa",diz trecho da ação, que lembra ainda o escândalo de corrupção na empresa brasileira. "O esquema de propina afetou mais de US$ 80 bilhões de seus contratos, cerca de um terço de seus ativos totais".
A fundação foi criada pelo fundador da Microsoft, Bill Gates, e sua esposa em 2000. Apesar de não possui fins lucrativos, a entidade tem US$ 44 bilhões em ativos.
"A Petrobras não apenas escondeu a fraude do público investidor, a empresa repetidamente burlou seus controles internos, suas informações financeiras e a governança corporativa em suas declarações públicas", completa trecho da ação.
O processo da fundação é a 16ª ação individual aberta contra a Petrobras nos Estados Unidos só este ano, além de outras cinco ações coletivas. (com agências internacionais)