Notícias

Franquia paranaense planeja 64 novas lojas

06 jun 2012 às 16:44

O franchising brasileiro vive um excelente momento, só em 2011 o setor cresceu 16,9%, bem acima do PIB brasileiro que ficou em 2,7%. A estabilidade econômica, os juros baixos e o menor risco das franquias têm atraído cada vez mais investidores. Todos esses fatores motivaram a Soft Tacos, primeira rede de fast food de comida mexicana no Brasil, a ampliar seus negócios e anunciar grandes investimentos para os próximos anos. A rede, que abriu sua primeira unidade em Curitiba em 2006 e atualmente possui outras 11 lojas em quatro estados, tem planos para outras 64 lojas até 2014.

A rede de franquias tem como principal parceiro para viabilizar as novas unidades o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste por meio do Programa de Geração de Emprego e Renda (PROGER), que pode cobrir até 60% do valor do investimento e tem como teto máximo de R$ 400 mil. Com a abertura das 64 novas lojas, a franqueadora calcula um investimento dos franqueados na casa de R$ 32 milhões.


O projeto de expansão prevê a comercialização de franquias em todas as regiões do país para alcançar a meta de um total de 75 franquias até 2014. A estratégia de crescimento foi traçada após uma revisão dos processos administrativos e de gestão, e conta com a assessoria do Grupo Bittencourt, através da SuaFranquia.com, na área de expansão e desenvolvimentos de redes de negócios. "Passamos por um período de reestruturação antes da expansão para fazer um planejamento bem pensado. Não queremos apenas crescer, mas nos manter fortes no mercado", explica o proprietário da rede Soft Tacos, Dílson Silva.


Segundo Silva, só em 2012 devem ser assinados 12 novos contratos de franquias. Nos primeiros quatro meses desse ano já foram fechados quatro negócios. A franquia mais recente foi inaugurada na capital paranaense no final do mês de abril no Shopping Total. É a sexta unidade só em Curitiba e a 11ª no Brasil. "O sistema de franchising amadureceu bastante nos últimos anos e o índice de sucesso de uma franquia é muito superior a de um negócio próprio. A taxa de mortalidade no primeiro ano é de 3%, contra 25% entre as outras. Estamos confiantes sobre a expansão da rede", afirma.

O investimento do franqueado que deseja abrir uma unidade da Soft Tacos fica entre R$ 250 mil e R$ 350 mil e inclui a taxa de franquia e instalações. O prazo de retorno do capital investido varia entre 18 e 30 meses.


Continue lendo