O Núcleo de Proteção ao Consumidor (Procon) de Londrina aplicou três multas à empresa BV Financeira após receber diversas reclamações de clientes. Somadas, as infrações chegam aos R$ 9 milhões.
Em um dos procedimentos administrativos, seis consumidores relataram ter contratado empréstimos consignados e não recebido boleto para quitação dos débitos. A financeira foi notificada para enviar os boletos, mas não houve resposta ao Procon. Em dois dos casos, a BV entrou em contato com os clientes alegando que os boletos seriam enviados diretamente ao Procon e à residência dos consumidores, o que não ocorreu.
Em outro caso, dois consumidores relataram receber cobranças que desconheciam, uma vez que possuíam empréstimo em consignação com a BV sem atraso nos pagamentos. Um cliente ficou sabendo que seu nome aparecia com restrição no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) com dívida de R$ 7,6 mil juntou à financeira. O consumidor alega que o empréstimo era consignado, descontado diretamente de sua aposentadoria, conforme documentos apresentados ao Procon.
A BV Financeira foi notificada a prestar esclarecimentos, e alegou que houve tentativa de refinanciamento por parte dos consumidores, o que não foi possível por falta de margem na folha de pagamento. O consumidor alega que não se recorda de ter solicitado refinanciamento, e que não percebeu alteração nos descontos em seu benefício.
Segundo o Procon, é da empresa a obrigação de verificar a margem consignável no momento da contratação do empréstimo, assim como enviar o contrato escrito. O fato de comprometer mais de 30% da renda mensal do consumidor também é apontado como falha pelo órgão.
A BV Financeira tem prazo de dez dias após a notificação para apresentar impugnação ou oferecer proposta de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).