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Ferroeste retoma transporte de farelos até o Porto de Paranaguá

13 jan 2014 às 17:25

A Estrada de Ferro Paraná Oeste (Ferroeste) retomou o transporte de farelos até o Porto de Paranaguá, após sete anos. A operação, retomada em dezembro de 2013, foi possibilitada pelo acordo comercial firmado entre a Ferroeste, a cooperativa Agrária, que é dona da carga, e a América Latina Logística (ALL), concessionária do trecho ferroviário entre Guarapuava e o terminal portuário.

O presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin Araújo, explica que o acordo foi firmado graças ao diálogo. "A parte comercial da Ferroeste fez um trabalho específico em 2013 para ampliar os tipos de cargas e a capacidade transportada. Isto aconteceu através de diálogo e comprometimento entre as empresas", disse ele.


VANTAGENS – As operações vão permitir redução dos custos, além de abrir novo fluxo de cargas durante a entressafra. Nesse período, o movimento de grãos (soja e milho) entra em recesso. Antes do acordo, a Ferroeste era limitada à movimentação de fertilizantes, via importação. "Agora conseguiremos completar o ciclo dos vagões na entressafra, por meio da linha da ALL, com a exportação de farelos ao porto de Paranaguá", explica o diretor de Operações da Ferroeste, Rodrigo César de Oliveira. Novos contratos já estão em andamento, o que permitirá novos investimentos que aumentarão a infraestrutura ferroviária do Paraná.


AMPLIAÇÃO – Recentemente a Ferroeste adquiriu, pela primeira vez em sua história, duas locomotivas próprias. A operação, que teve investimento de R$ 2,2 milhões, vai permitir que a empresa amplie em 50% a capacidade de transporte em 2014.

A compra possibilita à Ferroeste levar as locomotivas de Cascavel a Ponta Grossa. Com isso, os trens não ficam mais parados em Guarapuava aguardando conexão. Isto, em conjunto com o novo modelo operacional da empresa, vai garantir uma melhoria de 28% na produção, sem a necessidade de investimento em locomotivas e vagões.


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