Dados da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) relativos às intenções de compras no Natal 2016 mostram que, em comparação ao mesmo período de 2015, as vendas aumentaram em 1,73%. "O número parece pequeno, mas se torna muito positivo quando olhamos para os dados nacionais. Houve queda neste Natal de 1,43% no Brasil", afirma Edson Araújo, diretor da Rede de Benefícios Faciap.
O levantamento levou em conta o período de 1º a 24 de dezembro e foi feito com base no volume de intenções de compra a crédito, medido pela Base Centralizadora Faciap, conveniada ao SPC Brasil.
Para Edson Araújo, o Natal confirmou que o Paraná tem reagido à crise. "O estudo da Faciap mostra um certo descolamento do Paraná em relação ao cenário nacional e a outros estados, como Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, por exemplo. Nossa economia está menos contaminada pela crise", disse ele.
"Além disso, apesar de tudo, o governo estadual não está com os salários atrasados, como ocorre em outros estados. Dessa forma, o 13º salário do funcionalismo continuou irrigando a economia."