No final do mês de agosto, o popular aplicativo de troca de mensagens instantâneas WhatsApp anunciou algumas mudanças em sua última atualização, sendo uma delas o compartilhamento de informações vindas do Facebook.
Na ocasião, os termos de serviço - regras de natureza jurídica que o usuário concorda no ato da instalação - do mensageiro sofreu sua primeira atualização em quatro anos.
O Facebook, que é dono do WhatsApp, passará a solicitar ao usuário o vínculo das duas contas. Portanto, os usuários que não desejam compartilhar dados entre os serviços, têm até o próximo sábado (24), para impedir que isso aconteça.
Quem não realizar o procedimento nas configurações até sábado, automaticamente vai aceitar a integração e não será possível voltar atrás.
A mesma coisa vai acontecer com os usuários que criaram conta no WhatsApp após o dia 25 de agosto, quando a atualização dos termos de serviço foi divulgada. Em relação a estes usuários, não haverá nenhuma opção para impedir a troca de informações.
A justificativa do WhatsApp é que a mudança irá melhorar as experiências com anúncios e produtos no Facebook. No novo texto da política de uso, a companhia afirma que a medida ajudará a "combater spam entre os aplicativos, dar sugestões sobre o produto, mostrar anúncios relevantes". O documento diz também "o Facebook não usará suas mensagens do WhatsApp por qualquer motivo que não seja nos auxiliar na operação e na execução dos serviços".
Saiba como desativar o compartilhamento
Abra o aplicativo e toque nos três pontinhos para abrir o menu principal. Geralmente, os três pontinhos aparecem na área superior direita da tela. Selecione a opção "configurações". Em seguida, clique em "conta".
Você vai perceber que a opção "Compart. dados da conta" está selecionada. Clique em cima para desmarcá-la. Para concluir, vai aparecer uma mensagem perguntando se você não deseja utilizar os dados da conta do WhatsApp no Facebook. Clique em "não compartilhar" para confirmar. E está pronto!