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Equipamento para facilitar embarque no Aeroporto de Londrina sai ainda este ano

04 dez 2014 às 15:09

O Aeroporto Governador José Richa, em Londrina vai receber, até o fim do ano, três conectores climatizados projetados para fazer a interligação entre salas de embarque e desembarque e as aeronaves. É o Sistema ELO, que permite aos passageiros transitar, com conforto, segurança e acessibilidade, ao entrar ou sair dos aviões.

O Bonde antecipou a informação em agosto deste ano.


Com investimento de R$ 5,9 milhões, os conectores foram desenvolvidos a partir de uma parceria entre a Infraero e a empresa gaúcha Ortobrás, especializada em acessibilidade. O sistema tem 100% de tecnologia nacional e se diferencia da estrutura suspensa dos conhecidos "fingers" por estabelecer uma ligação com a aeronave a partir de uma passarela em solo que apresenta duas opções para chegar à porta do avião: por escada ou por um elevador, com capacidade para 225 kg, para uso de cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida.


A tecnologia empregada segue o conceito de sustentabilidade e, de acordo com os princípios da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, é adequada a aeronaves como o Boeing 737-800 e o Airbus 320. Esses modelos são comumente utilizadas pelas companhias aéreas brasileiras, nos quais a porta de desembarque fica a uma distância de 2,5 metros a 3,5 metros do solo.


O terminal de Londrina é o quarto aeroporto da Infraero a receber o sistema ELO. O Aeroporto de Palmas/Brigadeiro Lysias de Oliveira teve primeiro equipamento instalado no Brasil. Em seguida, os terminais de Porto Alegre (RS) e Joinville (SC) receberam a ferramenta de acessibilidade.


"Esse é um projeto inovador no País, que vai aperfeiçoar o atendimento aos passageiros, além de oferecer as melhores práticas de acessibilidade aos viajantes com deficiência e mobilidade reduzida", pontuou o diretor de Aeroportos da Infraero, Marçal Goulart.


Sistema versátil – A implantação do Sistema ELO é simplificada e não afeta a rotina dos aeroportos, uma vez que não exige obras de grande porte. Basta definir suas posições e montar a estrutura. Outra vantagem é que o ELO é modular, podendo acompanhar o planejamento do aeroporto, adaptando-se a eventuais mudanças.

O projeto do ELO ganhou o Prêmio de Inovação Tecnológica da TranspoQuip, a maior feira de infraestrutura para estradas, ferrovias, portos e aeroportos da América Latina, realizada dezembro de 2013, em São Paulo.


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