O desenvolvimento de Londrina e região é o tema do sétimo EncontrosFolha, que será realizado hoje pelo Grupo Folha de Comunicação no Buffet Möress. Com o tema "Projetando Londrina e Região para o Desenvolvimento: Indústria, Comércio e Serviços", o evento tem início às 8h30 e contará com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e palestra do economista e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Robson Gonçalves, autor do livro "Economia: simples como deve ser".
Durante sua fala, o economista irá discutir o impacto da crise econômica nas cidades de médio porte, principalmente as do Paraná. Na sua visão, a crise normalmente é vista do ponto de vista dos grandes centros, mas o seu impacto pode variar, e muito, entre os municípios médios. Londrina, segundo ele, sofre com a crise assim como os grandes centros, mas se beneficia da força do agronegócio. Gonçalves também foi economista do Banco Central e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
O EncontrosFolha também contará com a presença de lideranças dos setores envolvidos no tema, que participarão do evento como painelistas. São eles o ministro da Saúde, Ricardo Barros, que também é ex-secretário estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo; e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Cláudio Tedeschi.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Para promover o desenvolvimento de Londrina e Região, é preciso "fazer a projeção dos setores indústria, comércio e serviços para os próximos anos, destacando as vantagens competitivas e desdobrando os principais desafios a serem superados", comenta o superintendente do Grupo Folha de Comunicação, José Nicolás Mejía. Em mais esta edição do EncontrosFolha, o superintendente diz esperar que "o debate nos leve a conclusões relevantes" sobre o o desenvolvimento da região.
O EncontrosFolha é realizado pelo Grupo Folha de Comunicação desde 2014 e já se tornou parte da agenda de desenvolvimento da região. Depois de dois anos de encontros focados em assuntos mais técnicos, agora é a vez de envolver as lideranças políticas e associativas nas soluções propostas nos eventos anteriores, pontua Mejía.
Os temas das outras edições do EncontrosFolha foram "Desafios do Brasil para 2015 – Novo cenário para Londrina e Paraná"; "Logística, uma visão para o Brasil, um foco sobre o Estado do Paraná"; "Qualificação de mão de obra como fator de desenvolvimento regional"; "A indústria da Tecnologia e das Comunicações como diferencial competitivo do interior do Estado"; "Desafios do Agronegócio no Paraná: produzir, transformar e exportar"; e "Sustentabilidade Empresarial".