Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nesta quinta

Encontro reúne técnicos e produtores de verduras, legumes e frutas na ExpoLondrina

Redação Bonde com assessoria de imprensa
06 abr 2017 às 09:10

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Implementar alternativas na produção de verduras, legumes e frutas na região Norte do Paraná, bem como melhorar a comercialização desses produtos no mercado atacadista e capacitar técnicos para atuar na área são algumas das reivindicações dos produtores de hortifrúti que integram o programa estadual Hortinorte, promovido pela Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), por meio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa), com o apoio do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

Estes entre outros assuntos serão debatidos durante o 4º Encontro Técnico de Frutas, Verduras e Legumes, que acontece nesta quinta-feira (6), no recinto Horácio Sabino Coimbra, das 9h às 12h. Durante o evento, o pesquisador do Iapar, César Francisco Araújo, vai proferir palestra sobre Manejo e Conservação de Solos em Hortaliças e Frutas. Participa também do evento o diretor Geral da Seab, Otamir César Martins.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O coordenador da área de hortaliças do Norte do Paraná, da Emater, Nilson Ladeia Carvalho, que é também gestor do Projeto Hortinorte na região Norte, diz que o objetivo do evento é discutir a consolidação dos polos de distribuição, que já trabalham com foco na produção e comercialização, e avaliar a possibilidade de criar outros no Norte do Estado. "Esta pode ser uma grande oportunidade para os municípios que estão procurando alternativas rentáveis de produção na agropecuária."

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


No Norte do Paraná são sete polos: em Bandeirantes se produz tomate e pimentão; em Faxinal, tomate; em Apucarana o forte é a citricultura; em Londrina, hortaliças folhosas; em Andirá predomina a banana; em Nova América da Colina, o polo é de laranja e em Tamarana e Mauá da Serra, a produção soma repolho, cenoura e couve.

A proposta do evento é reunir produtores e cerca de 50 técnicos da Emater, Iapar, Ceasa e Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) para troca de experiências, avaliação dos polos existentes e debater os problemas que os produtores enfrentam na atividade. "Hoje, dentro do Valor de Produção da Agropecuária (VPA) as hortaliças e frutas correspondem a 8%, queremos nos próximos dois ou três anos chegar a 11%", informou Ladeia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo