Na próxima segunda-feira (8), representantes da província de Alberta, no Canadá, estarão em Londrina para visita exploratória e de desenvolvimento de negócios. A comitiva chegou ao Brasil no dia 30 de agosto e permanece no país até 14 de setembro, período em que passa por Esteio e Porto Alegre (RS), Londrina e São Paulo. No Paraná, eles serão recepcionados pela Agência de Desenvolvimento Terra Roxa Investimentos.
O primeiro compromisso dos canadenses em Londrina será na Sociedade Rural do Paraná, às 9h30, no auditório Antonio Fernandes Sobrinho. Os visitantes são integrantes da Alberta Agriculture and Rural Development – Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Alberta. Entre os objetivos da visita estão conhecer mais a respeito do mercado brasileiro, identificando oportunidades para empresas do agronegócio de Alberta para cooperação e expansão neste mercado e apresentar o agronegócio canadense ao Brasil.
Produção
A agricultura é uma parte da base da economia de Alberta. Na província, existem mais de 43 mil fazendas e 20 milhões de hectares dedicadas à produção agrícola e pecuária. Muitos dos produtos cultivados são processados na própria província para consumidores canadenses e internacionais. As exportações da indústria de alimentos de Alberta atingiram 7,8 bilhões de dólares canadenses em 2013.
Outro importante setor da província, a pecuária, contribuiu com 4,7 bilhões de dólares canadenses em receitas em 2013, sendo Alberta a maior produtora do Canadá, com 5,5 milhões de cabeças de gado e novilhos e 1,4 milhões de suínos em julho de 2013. Outras criações de pecuária incluem bisões, aves, cavalos, ovelhas, entre outros.
A produção de carnes está no coração do setor da criação alimentícia da província, e os produtos manufaturados de carne representam praticamente 50% da produção de Alberta em 2013, totalizando 11,5 bilhões de dólares canadenses. Grãos e óleos vegetais são o segundo maior componente da venda de produção alimentícia da província, estimados em 1,7 bilhões de dólares canadenses em 2013.