Com investimentos de cerca de 90 milhões de euros, foi inaugurada nesta segunda-feira (6) em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, a primeira fábrica no Brasil da multinacional suíça SIG Combibloc. A unidade tem capacidade de produção de um bilhão de embalagens por ano e já está gerando 225 empregos diretos.
"É com muito entusiasmo que o Paraná recebe esse grande empreendimento. A empresa e os seus colaboradores podem ter a certeza do apoio total do Governo do Estado para o crescimento do empreendimento", afirmou o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, que representou o governador Beto Richa na inauguração.
O presidente mundial da SIG, Rolf Stangl, explicou que o Brasil é peça-chave no processo de internacionalização da produção da empresa. A fábrica é a terceira unidade fora da Europa. Segundo ele, a escolha do Paraná ocorreu pela infraestrutura eficiente, pela proximidade com os clientes e pela qualificação da mão de obra. "O Brasil apresenta hoje o mercado mais promissor entre os países emergentes", destacou Stangl.
O diretor-presidente da SIG América do Sul, Ricardo Rodriguez, lembrou que a empresa entrou no mercado brasileiro atendendo duas indústrias paranaenses: a Frimesa e a Batavo. Além delas, estão entre os principais clientes da SIG as empresas Tirol, Schincariol, Olé, Itambé e Cemil.
O diretor-técnico mundial da SIG, André Rosestang, detalhou que a unidade paranaense possui capacidade continental para alimentar os mercados brasileiros e de outros países das Américas do Sul e do Norte. Segundo ele, já estão sendo feitos estudos para duplicar a capacidade de produção anual da planta. "Vamos produzir 2 bilhões de unidades por ano", calcula.
A fábrica de Campo Largo possui uma área total de 130 mil metros quadrados. Está instalada num prédio de 12 mil metros quadrados. Nos últimos 10 anos, a empresa cresceu 75% em volume de embalagens e atingiu 23 bilhões de unidades em 2010. Dessas 62 % vão vendidos na Europa e o restante para Ásia, Oriente Médio e Américas. Mundialmente a SIG Combibloc faturou 1,36 bilhão de euros em 2010, empregando mais de 4,6 mil pessoas em 40 países.