A Sustainable Business, consultoria mundial em negócios sustentáveis, escolheu a Novozymes para fazer parte da lista 2009 Sustainable Business 20 - SB20 (20 Negócios Sustentáveis em 2009). A Novozymes, multinacional dinamarquesa com unidade instalada desde 1977 em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba, é fabricante de enzimas industriais para detergentes, combustíveis, alimentos e vários outros produtos. Na América Latina ela é presidida pelo paranaense Pedro Luis Fernandes.
A finalidade da SB20, que está na oitava edição, é destacar as empresas inovadoras que servem de modelo para alcançar uma sociedade sustentável. A lista foi apresentada no boletim informativo Progressive Investor, publicado pelo SustainableBusiness.com, que rastreia e analisa as ações sustentáveis nas bolsas de valores. A Sustainable Business trabalha com um comitê de arbitragem cujos membros estão entre os analistas sociais e de ações verdes mais respeitados do mundo.
"No ano passado deixamos de enviar aos aterros sanitários 28 toneladas de resíduo vegetal, que foi transformado em adubo. Usando as nossas enzimas, clientes do mundo todo deixaram de emitir 28 milhões de toneladas de dióxido de carbono em 2008, fato cientificamente comprovado. Isso significou 7 milhões de carros a menos nas ruas", afirmou Pedro Fernandes.
No dia 31 de junho a Novozymes Latin America completou 20 anos de produção em sua unidade brasileira. A empresa já fez parte da lista SB20 em 2003, 2004, 2005, 2007 e 2008. Todos os anos a Sustainable Business publica a lista SB20 das empresas mais inovadoras do mundo com o objetivo de ajudar a mídia, ONGs e investidores a identificar as empresas de ponta e informar o que é necessário para que uma empresa seja classificada como sustentável.
PARANAENSE NO COMANDO - Pedro Luiz Fernandes presidente regional da Novozymes Latin America desde 2008, é paranaense de Ponta Grossa. Possui longa experiência no gerenciamento de profissionais e equipes. Atuando pela empresa desde 1988, foi o responsável pela implementação e manutenção da certificação ISO da Novozymes no Brasil e México.