Dentro de oito meses entrará em operação a unidade de Londrina da X5 Tecnologia S/A, empresa mundial de alta tecnologia em datacenter. Londrina é a primeira de dez cidades fora do eixo Rio-São Paulo a receber o empreendimento, Data Center Tier3, e também a contar com a prestadora de serviços em computação de dados com suporte tecnológico. A obra demandará investimento de R$ 60 milhões. A empresa vai gerar 250 empregos diretos e projeta recolher R$ 8 milhões em impostos, no caso ISS.
Executivos da X5 Tecnologia e das empresas parceiras da Xangô estiveram reunidos com o prefeito Alexandre Kireeff. O CEO da X5, Paulo Pereira, observou que a empresa vai disponibilizar em Londrina o que há de melhor no mundo em datacenter. O foco são as empresas de grande e médio porte que precisam guardar seus dados digitais. Elas também poderão contar com tecnologia adequada para os seus servidores e ferramentas digitais.
O prefeito Alexandre Kireeff observou que Londrina tem potencial para atrair empresas de tecnologia avançada. Ele destacou o bom fornecimento de energia, um bom cabeamento de fibra ótica e recursos humanos de bom nível de capacitação, além de um grande potencial de serviços de TI. No caso da unidade da X5, além de ganhar uma grande empresa a cidade poderá receber mais indústrias tecnológicas, atraídas pelos serviços prestados pela X5. "Ela vai atrair empresas que precisam dispor de banco de dados e alto desempenho o que confere mais competitividade a essas empresas. Sobre o interesse por Londrina, por parte dos empresários, o prefeito disse: "Percebemos a boa impressão que a cidade causou aos executivos."O prefeito Alexandre Kireeff observou que Londrina tem potencial para atrair empresas de tecnologia avançada. Ele destacou o bom fornecimento de energia, um bom cabeamento de fibra ótica e recursos humanos de bom nível de capacitação, além de um grande potencial de serviços de TI. No caso da unidade da X5, além de ganhar uma grande empresa a cidade poderá receber mais indústrias tecnológicas, atraídas pelos serviços prestados pela X5. "Ela vai atrair empresas que precisam dispor de banco de dados e alto desempenho o que confere mais competitividade a essas empresas. Sobre o interesse por Londrina, por parte dos empresários, o prefeito disse: "Percebemos a boa impressão que a cidade causou aos executivos."
Grupo Xangô
O sócio fundador da Xangô, Marco de Mello, comentou a vinda da empresa para cidade. "Estamos saindo pela primeira vez fora do eixo Rio-São Paulo- Belo Horizonte para instalar um Data Center que vai atender todo o setor de indústrias e serviços, e até mesmo os órgãos governamentais da região que tenham necessidades na área de armazenamento e processamento de dados e proteção da informação do nível mais alto de segurança que existe."
Mello elencou as vantagens que Londrina oferece. "Baseamos nossa escolha na localização geográfica, proximidade ao sul de São Paulo e fácil e rápido acesso a todo o sul do país. Outro ponto importante é que Londrina tem ampla disponibilidade de energia elétrica de alta qualidade com custo inferior em relação a outras regiões do Brasil, e também alta concentração de fibra ótica para acesso e transmissão de dados, o que nos permite comunicar com data centers do mundo inteiro."
O empresário contou que o grupo Xangô existe desde 2010 e tem crescido desde então. "Iniciamos nossas atividades com o objetivo de criar e acelerar no Brasil start ups de tecnologia em nuvem, serviços diretos ao consumidor pela internet e com alto nível de segurança, que é a nossa especialidade. Nesses três anos estamos criando a quinta empresa, cada uma tem um nicho bem específico de serviço, mas todas no ramo de tecnologia."
Mello agradeceu a receptividade que encontrou. "A Prefeitura foi bem parceira e tem nos apoiado muito desde o início. O prefeito Alexandre Kireeff, a Codel, toda a equipe da administração. Queremos tornar Londrina um exemplo comercial fora do eixo da região sudeste. É o começo de uma descentralização. Queremos estar em atividade já no meio de 2014. Já existe um projeto de Lei de doação do terreno que é próximo à estação de energia e de fibra ótica e é o local único para nossa instalação. É muito importante esse apoio."
Entre os serviços já oferecidos pela Xangô estão o anti-vírus Psafe, que já é utilizado por mais de 30 milhões de usuários, o portal Passei Direto, que é uma plataforma online para estudantes trocaram informações e aperfeiçoarem seus estudos através da colaboração. O serviço já conta com 700 mil estudantes registrados. Também integra o grupo a empresa de publicidade online Cilck True que gerencia toda a venda de publicidade das start ups do grupo Xangô. Além disso, a empresa criou o aplicativo para celular "E aí", que tem por objetivo colocar em contato via telefone móvel, pessoas que não se encontrariam na vida real. Ele mostra a localização das pessoas cadastradas para que elas se encontrem caso estejam no mesmo espaço.