O vice-governador Orlando Pessuti assinou, junto com o prefeito de Cascavel, Lísias Tomé, o acordo de cooperação técnica entre o município e a empresa de biocombustível BSBios, que deve investir R$ 160 milhões na instalação de sua nova unidade, na região Oeste do Estado.
Os incentivos que o Governo do Estado tem dado ao município com o desenvolvimento do projeto Cascavel Tecnópolis, pela instalação de indústrias e com a duplicação das rodovias que ligam a cidade às outras regiões, também foram lembrados pelo vice-governador. A assinatura do acordo ocorreu na quinta-feira.
A assinatura contou com a presença do diretor da empresa BSBios, Antonio Rosso, e do diretor de Operações, Erasmo Carlos Battistella, do presidente da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), Mário Bracht, e do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Cascavel (Codevel), Moacir Vozniak.
A instalação da empresa BSBios representa investimento de R$ 160 milhões. As matérias-primas mais utilizadas na indústria são a soja, a canola, o girassol e a mamona, culturas que também devem ser ampliadas em Cascavel e região.
Em dois anos, a empresa deve estar com a estrutura montada com capacidade de esmagamento diário de 2 mil toneladas de soja. Depois desse período, a empresa começara a operar com canola e girassol. A produção deve atingir 400 mil litros de biodiesel por dia e 150 milhões de litros por ano, fomentando o setor de biotecnologia voltado à agricultura local.
AEN