As 252 Agências do Trabalhador do Paraná têm disponíveis vagas para a Páscoa. Fábricas e lojas de chocolates anteciparam as contratações e ofertam oportunidades de trabalho temporário para auxiliar de linha de produção, vendedores, promotores de venda, auxiliar de carga e descarga e profissionais de limpeza. A maioria não exige experiência, uma boa oportunidade para quem busca o primeiro emprego.
"O trabalhador deve aproveitar e, se for chamado, mostrar dedicação e vontade de ficar na empresa. Se ele se destacar pode sim ser contratado definitivamente. A dica é cuidar com a pontualidade, higiene e mostrar um bom relacionamento com os demais funcionários do grupo", afirma o secretário estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social em exercício, Fernando Peppes.
Em Colombo, por exemplo, são 20 vagas para produção. A única exigência é quanto à escolaridade: o candidato deve ter concluído o segundo grau, ou seja, o terceiro colegial do ensino médio. O salário médio oferecido é de R$ 521,00 e o trabalho é por turnos.
Uma empresa da Região Metropolitana de Curitiba faz a seleção de novos funcionários desde outubro do ano passado. Foram encaminhados 19 candidatos com deficiência, que enquanto são avaliados recebem qualificação profissional. O resultado deve sair até o fim deste mês.
De acordo Ângela Carstens, coordenadora de intermediação de mão de obra da Secretaria, a expectativa é que até abril sejam abertas cerca de mil vagas de trabalho temporário para a Páscoa. "As fábricas são as que contratam com mais antecedência, para formar estoque. As lojas vão abrindo as oportunidades conforme a data vai se aproximando", explica ela.
Temporário – o contrato temporário, ou determinado, tem duração máxima de três meses e após esse período pode ser prorrogado por mais três. O trabalhador tem direito ao 13º salário proporcional, ao saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), a férias proporcionais, à remuneração equivalente à recebida pelos empregados de mesma categoria da empresa e à jornada de oito horas.