A Embraer confirmou hoje a venda de dez aeronaves Embraer 190 para a chinesa CDB Leasing Co., Ltd.. Os jatos serão operados pela China Southern, a maior companhia aérea do país e a terceira do mundo. As aeronaves serão utilizadas para desenvolver novos mercados e a primeira entrega está programada para o segundo semestre deste ano.
De acordo com comunicado da Embraer ao mercado, o negócio é parte do escopo do Memorando de Entendimento assinado pela Embraer e a CLC em dezembro de 2009, cujo objetivo é criar oportunidades de financiamento para a venda de aeronaves Embraer nos mercados chinês e internacional. A CLC é uma das principais instituições financeiras controladas pelo Banco de Desenvolvimento da China e uma das mais importantes entidades internacionais de financiamento de aeronaves.
A China Southern opera aeronaves Embraer desde 2004, oferecendo voos regionais com uma frota de seis jatos ERJ 145.
O Embraer 190 entrou em operação no mercado chinês em 2008. Hoje, 80 aviões produzidos pela Embraer voam na China, incluindo os E-Jets, com capacidade de 70 a 122 assentos, a família ERJ 145 de jatos regionais, com 37 a 50 assentos, e o jato executivo Legacy 600. Com este novo pedido, 29 Embraer 190 serão entregues na China nos próximos anos.