O secretário municipal de Obras, Sandro Nóbrega, confirmou em entrevista ao Bonde nesta segunda-feira (18) que as obras do Hotel Ibis (zona leste de Londrina) continuam embargadas. Ele lembrou, no entanto, que o embargo é administrativo e não tem o poder de impedir a continuidade do procedimento. Foi por isso que, de acordo com o secretário, a reportagem flagrou na semana passada dezenas de funcionários trabalhando normalmente na obra, que deve ser concluída nos próximos meses. "Só podemos impedir obras em terrenos da prefeitura. No caso do Hotel Ibis, eles conseguem executar a construção enquanto não houver uma ação de embargo judicial", explicou.
Nóbrega garantiu que as obras receberam fiscalização do Ministério Público do Trabalho (MPT), que não encontrou "problemas que mostravam que eles estavam cometendo algum tipo de crime". "As pendências envolvem apenas as autorizações por parte da prefeitura", argumentou. O secretário disse, ainda, que a falta dos alvarás já resultou em multa para as construtoras responsáveis por erguer o hotel na cidade. O valor da infração girou em torno dos R$ 200 mil.
"Elas apresentaram uma defesa também, que está sendo discutida e analisada dentro da secretaria. Estamos olhando tudo com muito cuidado, trabalhando jurídica e administrativamente", garantiu. O secretário destacou, por fim, que o hotel só vai entrar em funcionamento após a conclusão das obras caso tiver as autorizações necessárias. "Irregularmente eles não vão operar. Vão precisar resolver as pendências até lá. Conseguir o Estudo de Impacto de Vizinhança... Tudo isso está sendo encaminhado", observou.
Com investimento de R$ 12,6 milhões, a obra tinha inauguração prevista inicialmente para maio deste ano. O empreendimento contará com 132 suítes e abrirá 33 vagas diretas quando entrar em
funcionamento.