Notícias

Eleições também movimentam mercado imobiliário

11 jul 2014 às 10:32

O começo da campanha partidária para as eleições desse ano, autorizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir de 6 de julho, deve aquecer ainda mais o setor de locação comercial de Curitiba, especialmente para as casas comerciais. O incremento se deve ao fato de que, em ano eleitoral, os partidos políticos geralmente optam pelo aluguel de casa comercial para instalar o seu comitê, até o fim da campanha. Nesse ano, o primeiro turno das eleições está agendado para 5 de outubro. O segundo turno está marcado para o dia 26 de outubro.

Mas não são apenas os partidos políticos que estão buscando as casas comerciais na capital paranaense. A gerente da Senzala Imóveis, Augusta Coutinho Loch, revela que boa parte da procura se dá por empresários que desejam instalar sua empresa de consultoria ou escritório na edificação, ou então abrir um bar ou restaurante. Além disso, é grande a consulta por lojas, principalmente para negócios na área de confecção.


"O público que atualmente busca o imóvel comercial em Curitiba é experiente e maduro. A maioria já está com o seu negócio consolidado e decidiu partir para um imóvel novo a fim de ampliar as suas atividades ou abrir uma filial", caracteriza Augusta. A faixa etária dos empreendedores está entre 30 e 40 anos.


De acordo com Augusta, as casas comerciais e lojas com área privativa de 150 a 200 metros quadrados, com aluguel até R$ 4,5 mil mensais, situados nas regiões do Mercês, Champagnat, São Francisco e Centro, lideram as buscas por imóveis comerciais na imobiliária. "A facilidade de acesso a esses locais, por meio de automóvel ou do transporte coletivo, assim como o grande fluxo de pessoas que transitam nessas áreas são os fatores que as tornam bastante atrativas para a instalação do negócio, principalmente para o comércio", explica.


Segundo dados do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento Imobiliário e Condominial (Inspespar), do Sistema Secovi-PR, a oferta de casas comerciais para aluguel anunciadas em site, em Curitiba, registrou alta de 8,6% em junho desse ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado, totalizando 506 unidades. O preço anunciado para locação das edificações, no entanto, ficou estável, a R$ 19,53 o valor metro quadrado, em média.

Ainda conforme o último levantamento realizado pelo instituto de pesquisa, considerando a totalidade dos imóveis comerciais para alugar em Curitiba (conjuntos, casa comercial, barracões e lojas), anunciados em site, a oferta de unidades teve um incremento de 26% nos últimos 12 meses, chegando a 3.246 imóveis disponíveis para locação.


Continue lendo