Notícias

É viável que PIB do País cresça 4% em 2012

02 dez 2011 às 15:00

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, afirmou que o Brasil tem condições de registrar uma expansão do PIB em 2012 maior do que 2011. "É viável e desejável que o país cresça 4% em 2012", declarou. Segundo Coutinho, as medidas adotadas pelo governo como as anunciadas ontem indicam que as autoridades econômicas, especialmente o Ministério da Fazenda e o Banco Central, estão sintonizadas e atuando com atenção para viabilizar o incremento do nível de atividade depois de ter ocorrido uma desaceleração do país, especialmente no primeiro semestre deste ano.

Coutinho destacou que as medidas anunciadas ontem pelos ministros Guido Mantega, da Fazenda, e Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, vão colaborar para estimular o consumo e reduzir estoques indesejados de empresas, especialmente em janeiro e fevereiro, meses sazonalmente mais fracos do ano.

Segundo ele, o governo tem um arsenal de instrumentos de política econômica que podem ser adotados de acordo com a necessidade e desempenho da economia nacional em meio à crise internacional. "Apesar da crise, a economia brasileira está bem e vai continuar assim no longo prazo", disse após participar de evento na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo.


Continue lendo