O número de dívidas no Paraná caiu 9,77% em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado, enquanto o volume de devedores registrou queda de 5,43%. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (16) pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), por meio da Base Centralizadora Faciap de Proteção ao Crédito (BCF), conveniada ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Os dados mostram que, diante de um cenário econômico ainda preocupante, os paranaenses têm tomado menos dívidas. "O número de dívidas está caindo mais intensamente do que o de devedores, o que indica que o consumidor está preocupado com a crise, evitando contrair novas dívidas", afirma o vice-presidente da Faciap, Claudenir Machado.
O número de dívidas no setor credor de água e luz foram as que tiveram queda anual mais expressiva no Paraná: -38,20%. Já as pendências devidas ao setor de comunicação caíram 13,86% e ao comércio, 11,14%. No caso dos bancos, a queda foi de 5,58%.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
"A queda de dívidas e devedores é positiva dada a situação do país, mas ela ocorreu porque o consumidor tomou menos crédito. O cenário será realmente otimista quando conseguirmos registrar queda no número de CPF's negativados num cenário de crescimento do consumo", diz o presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa.